
CNPE aprova elevação do biodiesel no diesel e do etanol na gasolina.
- Priscilla Menezes
- 25 de jun.
- 1 min de leitura
Medida, válida a partir de 1º de agosto, busca reduzir impactos de possíveis altas no preço do petróleo devido a conflitos internacionais, afirma Robson Barbosa, representante dos Estados e do Distrito Federal no Conselho.
Em reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), foi aprovado o aumento do percentual de etanol anidro misturado à gasolina dos atuais 27% para 30%, enquanto o biodiesel terá sua mistura no diesel comum elevada de 14% para 15%.
O objetivo da medida é fortalecer a matriz energética renovável do Brasil e proteger o mercado interno contra oscilações nos preços do petróleo, que podem ser afetados por tensões geopolíticas, como a guerra entre Rússia e Ucrânia e conflitos no Oriente Médio.
Impactos no setor de combustíveis
A decisão gera benefícios aos produtores rurais. A medida deve impulsionar a demanda por cana-de-açúcar (etanol) e oleaginosas (biodiesel), gerando mais renda no agronegócio.
A expectativa é de estabilização de preços, pois o etanol é produzido nacionalmente, a maior mistura pode ajudar a conter aumentos nos postos em caso de crise global.
A decisão reforça o compromisso do governo com a transição energética , alinhando-se às metas de descarbonização em ano de COP 30.





Valeu amigo, muito bem.