Energia em Pauta Conference apresenta as diretrizes do ‘Novo Setor Elétrico’
- Priscilla Menezes
- 15 de mai.
- 1 min de leitura
Isabela Vieira, Diretora de Programa do Ministério de Minas e Energia (MME) realizou palestra sobre os pilares da Reforma do Setor Elétrico.

Voce sabia que em 36% dos lares brasileiro, mais de 50% do orçamento está comprometido com os gastos com energia e gás? De acordo com o Instituto Polis, em pesquisa realizada em 2023, esse é o “raio x” no Brasil.
Como pode ser visto, energia elétrica está no cotidiano das pessoas e impacta a vida social da famílias brasileiras. Por isso, a Medida Provisória (MP) que trata da Reforma do Setor Elétrico trouxe a extensão da tarifa social, isentando família inscritas no CadÚnico, com renda per capita de até meio salário mínimo e com consumo de até 80kw/h do pagamento da conta de luz.
Por outro lado, a abertura do mercado livre de energia já será uma realidade a partir de 2028. Ou seja, logo mais, os consumidores de energia elétrica poderão escolher o seu próprio fornecedor.
A expectativa, é que a MP seja assinada quando do retorno do Presidente Lula (PT) enterro de Mujica, ex-presidente do Uruguai.
Redação





Comentários