
Ana Toni estará no Encontro Nacional do Setor Elétrico- ENASE 2025
- Priscilla Menezes
- 29 de mai.
- 2 min de leitura
Acompanhe, aqui, tudo sobre o maior evento do setor elétrico.
Pela primeira vez, o Brasil será sede da COP30, e o ENASE 2025 será o epicentro das discussões sobre o papel do setor elétrico na transição energética justa e inclusiva, políticas climáticas e regulações do setor que devem influenciar no avanço da descarbonização, projetos reais que reforçam o comprometimento do setor com a neutralidade e outros temas que serão foco durante todo o ano.
Ana Toni é um dos destaques do encontro. Conselheira do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Secretária Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. Foi Diretora Executiva do Instituto Clima e Sociedade - iCS e é Sócia-fundadora do Gestão de Interesse Público (GIP), economista e doutora em Ciência Política, Ana possui longa trajetória no trabalho junto ao terceiro setor e no fomento de projetos voltados à justiça social, à promoção de políticas públicas, à área do meio ambiente e mudanças climáticas e à filantropia. Ana foi Presidente de Conselho do Greenpeace Internacional (2010 a 2017), diretora da Fundação Ford no Brasil (2003-2011) e da ActionAid Brasil (1998-2002). Foi membro do conselho do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), Fundo Baobá para Equidade Racial e Sociedade e Wikimedia Foundation, entre outros. Atualmente é Diretora da COP 30.
Uma das ações prioritária da CEO da COP30 é apresentar uma proposta concreta sobre os mecanismos de financiamento climático. O Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) é uma das expectativas. O tema foi apresentado durante a COP 28 na Colômbia.
O mecanismo é capaz de gerar US$ 4 bilhões anuais em recursos, repartidos entre mais de 70 países com florestas tropicais. Os países elegíveis só recebem os recursos proporcionais à área preservada após demonstrarem, via imagens de satélite, que tiveram um desmatamento abaixo de 0,5% . Haverá descontos por cada hectare desmatado e degradado.
O ENASE 2025 será realizado nos dias 11 e 12 de junho, no Rio de Janeiro.





Comentários