top of page

Os impactos da Inteligência Artificial (I.A) no setor de energia elétrica


Foto: Painel de abertura do Energia em Pauta Conference 2025
Foto: Painel de abertura do Energia em Pauta Conference 2025


A abertura do Ambiente de Contratação Livre (ACL) é uma realidade no Brasil. No entanto, os consumidores de baixa tensão precisam ser capacitados para esse novo cenário.


Um novo cenário de energia elétrica está porvir, mas uma preocupação já toma conta das discussões: os consumidores, atualmente, cativos, terão condições de escolher o seu próprio fornecedor?


O professor Edmar Candeia, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), fez uma reflexão acerca do uso da I.A para tomada dessa decisão.


De outra ponta, o professor Euler Macedo, Diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), trouxe a experiência desenvolvida com a empresa Huawei, fruto de uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O investimento foi em torno de R$ 2 milhões, cujo principal diferencial é o uso de um algoritmo de inteligência artificial (IA) desenvolvido na UFPB, para melhor eficiência energética. De acordo com o professor Euler, a performance da usina gerou um aumento de, aproximadamente, 7%.


Portanto, a I.A pode ser uma grande ferramenta para aumentar a eficiência da geração de energia, além de ser uma ferramenta com grande poder de consumo de energia elétrica.

Comentários


bottom of page