top of page

Quem será o relator? Ex-Ministro de Minas e Energia surge como principal nome para MP 1.300/2025

Alçado ao Ministério de Minas e Energia pelo presidente Michel Temer em 2016, com apenas 32 anos e nenhuma experiência na área, Coelho Filho conquistou elogios de especialistas após chamar para a secretaria-executiva da pasta o ex-diretor da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) Paulo Pedrosa.


Na ocasião, foram bem vistas as nomeações de Luiz Barroso, para a chefia da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), e do ex-CPFL Energia Wilson Ferreira Jr. para o comando da estatal Eletrobras.


A equipe deixou um verdadeiro legado. O RenovaBio, criado pela Lei 13. 576/2017, e a Consulta Pública 33 (CP 33), cujo objetivo era aprimorar o marco regulatório do setor elétrico, são alguns dos exemplos. A respeito da CP 33, o debate durou 50 dias e recebeu mais de 200 contribuições dos agentes do setor. Os trabalhos foram concluídos em fevereiro de 2018.


Caso seja confirmado na relatoria, o deputado terá que lidar com as 600 emendas ao projeto, além de temas críticos como: curtailment, desconto do fio, autoprodução e usinas a carvão para reserva de capacidade.


O deputado Hugo Leal (PSD/RJ) também está no páreo.


ree


Comentários


bottom of page