State Grid: potência chinesa no Brasil
- Priscilla Menezes
- 31 de mai
- 2 min de leitura
A terceira empresa que mais faturou em 2024 está em diversos lugares no Brasil. Conheça!!
A State Grid Corporate of China (SGCC) é uma das maiores empresas do mundo em receita, listada desde 2015 entre as cinco primeiras de acordo com o ranking anual da Fortune Global 500.
No Brasil, a State Grid Brasil Holding tem o desafio de transmitir energia limpa a um país de dimensões continentais, com realidades e características geográficas muito distintas em um só território. Atualmente, controlam 24 concessionárias, sendo 19 próprias e 5 joint ventures, que atuam em sinergia para transformar a vida de milhões de brasileiros. Confira no mapa abaixo:

A corporação está presente, ainda, na distribuição e na geração. A State Grid Brazil Power Participações S.A. (SGBP) assumiu o controle acionário da CPFL Energia no início do ano de 2017. A empresa detém 83,7% do capital social.
No último 28 de março, a CPFL Energia (CPFE3) anunciou venda de sua participação na Centrais Elétricas da Paraíba S.A. (EPASA), instalada na Paraíba, para a Ebrasil Gás e Energia S.A. A transação envolve 50.900.370 ações ordinárias da companhia, conforme comunicado divulgado ao mercado.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, visitou as instalações da State Grid Corporation da China para conhecer o funcionamento do sistema elétrico do país, da geração à transmissão e distribuição de energia, em abril. A agenda teve como destaque o intercâmbio e o acompanhamento das parcerias já em curso com o Brasil, especialmente nas grandes linhas de transmissão.
A State Grid Brazil Holding (SGBH), que opera no país desde 2010, é responsável por cerca de 16 mil km de linhas de transmissão e mais de 29 mil torres instaladas em 13 estados brasileiros, de norte a sul. Esses projetos representam mais de R$ 28 bilhões em investimentos e são fundamentais para o escoamento de energia de fontes renováveis, como hidrelétricas e parques eólicos.





O artigo demonstra que o capital estrangeiro adequadamente monitorando o qualifica a investimentos em mais oportunidades do segmento energia....